Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

18, ago 22 | Leitura: 10 min.

3 Motivos para Passar as Férias de Inverno no Algarve | Casas do Barlavento

E se este ano quebrar a rotina e passar férias de inverno no Algarve? Existe a ideia que o Algarve é apenas uma região de sol e de praia no verão, mas, na verdade, é isso e muito mais! A época baixa pode dar-lhe pelo menos 3 motivos para passar as férias de inverno no Algarve. Agarre este desafio e venha descobrir o que visitar e as atividades a não perder na região. 

 

Imagem do areal de uma praia com o mar ao fundo e uma prancha.

 

  1. O clima no Algarve

O sol aparece em média 300 dias por ano no Algarve, trazendo mais dias amenos quando comparado com outras zonas do país. As temperaturas agradáveis são um convite a passeios, a atividades no exterior e na criação de momentos únicos entre familiares e amigos. Este clima distinto na época baixa proporciona muitas saídas na tranquilidade dos dias de inverno. O Algarve fica com menos trânsito e menos multidões nos espaços de lazer, proporcionando umas férias mais serenas.

 

  • Como é o clima no Algarve durante o ano?

 

A média das temperaturas máximas e mínimas no Algarve ao longo do ano variam, mas a sensação é sempre agradável, não existindo espaço para temperaturas extremas.

 

- Temperaturas no inverno: Máximas de 17oC / 62.6oF e 9oC / 48.2oF mínimas;

- Temperaturas na primavera: Máximas de 22oC / 71.6oF e 13.5oC / 56.3oF mínimas;

- Temperaturas no verão: Máximas de 28oC / 82.4oF e 13.5oC / 56.3oF mínimas;

- Temperaturas no outono: Máximas de 21oC / 69.8oF e 13.6oC / 56.5oF mínimas.

 

As temperaturas não sendo extremas dão liberdade aos visitantes de conhecer o segredo mais bem guardado da Europa, mas se chover, será que as férias ficam interrompidas? É claro que não, o Algarve reserva-lhe inúmeras atividades em espaços interiores, onde poderá passar bons momentos. Além do mais, estima-se que em média ocorram aguaceiros em apenas 90 dias dos 365 do ano.

 

imagem do pôr do sol na Praia da Falésia no Algarve.

Fotografia de Eurico Craveiro – Unsplash

 

 

  1. Atividades para os dias de chuva no Algarve

Felizmente também há dias de chuva no Algarve e isso não tem de significar ficar fechado em casa. Embora um dia de descanso para se perder na leitura daquele livro que tanto deseja terminar, não seja de todo uma má ideia, saiba que não será tempo perdido se visitar o Algarve no inverno, pois as atividades que temos para lhe sugerir são ótimas oportunidades para reunir a família.

 

  • O que fazer nas férias quando chove no Algarve?

 

- Parque aquático: não, não nos enganámos ao colocar na primeira sugestão um parque aquático para usufruir nos dias de chuva. Está para breve a abertura de um parque aquático indoor, que fará as delícias dos bebés, crianças e adultos. Haverá momentos de diversão para as crianças nos escorregas, zonas exclusivas para os bebés e o melhor de tudo, um spa para os adultos tirarem um momento só para eles. Fica no mesmo recinto do já conhecido Aquashow em Quarteira e promete bons momentos em família durante o inverno. Siga as redes sociais do Aquashow para saber a data de inauguração do mais recente parque de diversões interior.

 

- Restaurantes com Estrela Michelin: dê um gosto diferente às suas férias e aproveite os dias de chuva para degustar algumas das maravilhosas iguarias dos restaurantes com Estrela Michelin que receberam o prémio em 2021 no Algarve. Prove também os sabores de alguns restaurantes da região que constam na lista Bib Gourmand.

 

Al Sud – Chef Louis Anjos | Lagos

Vista – Chef João Oliveira | Portimão

Bon Bon – Chef José Lopes | Carvoeiro

Vila Joya – Chef Dieter Koschina | Albufeira

Ocean – Chef Hans Neuner | Lagoa

A Ver Tavira – Chef Luís Brito | Tavira

Vistas – Chef Rui Silvestre | Vila Nova de Cacela

Gusto – Chef Heinz Beck | Almancil

 

- Provas de vinho: o vinho em Portugal tem um lugar de destaque nas refeições. Num restaurante ou em casa, esta bebida é apreciada em qualquer altura, seja para celebrar ou apenas para harmonizar uma refeição simples. Os vinhos do Algarve já se tornaram célebres pelas suas características únicas, que só os solos argilo-calcários conseguem proporcionar. Cada nota é uma festa no palato, mas o melhor será mesmo provar e comprovar que os vinhos do Algarve são autênticas pérolas para os enófilos. As várias adegas da região oferecem uma das melhores atividades para os dias de chuva: as provas de vinho, claro!

 

Villa Alvor – Prove os vinhos brancos, rosé e tinto das castas autóctones existentes nesta herdade. Para marcar a sua prova de vinhos, bastará enviar um email à Villa Alvor.

 

Monte da Casteleja – Nesta herdade o vinho é feito à moda antiga, sem recurso a maquinarias, preservando todo o sabor dentro de um copo. Sendo também uma produção biológica, torna tudo ainda mais especial. Para agendar a sua prova de vinhos, aceda ao website da herdade e marque através do formulário a sua prova.

 

Quinta do Francês – Esta herdade encontra-se num lugar especial, perto de Silves e da ribeira de Odelouca. As características do solo e do clima próprio do local dão uvas das melhores castas como a trincadeira, aragonês ou o Syrah. Faça uma visita guiada a esta herdade e no fim prove os vinhos da Quinta do Francês.

 

Quinta do Barranco Longo – Um vinho que segue a tradição mediterrânica há mais de 20 anos na região do Algarve. A vindima é totalmente manual, mas a transformação conta com tecnologia de vanguarda. Ainda não é possível fazer as provas vínicas na herdade, mas poderá encontrar esta marca em várias superfícies comerciais e fazer a sua própria prova na sua casa de férias.

 

Quinta dos Vales – Aqui a arte vinícola e as artes visuais juntam-se nos jardins desta herdade com mais de 44 hectares. Será uma verdadeira experiência e o melhor é que pode levar toda a família, incluindo as crianças que vão adorar ver as estátuas gigantes e coloridas entre as vinhas. Escolha e agende a prova de vinhos ao seu gosto no website da Quinta dos Vales.

 

uma mulher segura uma cesta entre as vinhas num dia de sol.

Fotografia de Arpad Czapp – Unsplash

 

 

  1. Atividades de inverno no Algarve

Como já vimos em pleno inverno nem sempre chove no Algarve e as temperaturas não são gélidas ao ponto de querermos ficar fechados em casa quando temos férias para aproveitar. Faça de tudo um pouco sem que o frio seja um impedimento. Aprenda coisas novas, visite lugares de interesse e conviva em família ou com os amigos ao seguir as próximas sugestões de atividades de inverno no exterior.

 

  • O que fazer no Algarve no inverno?

 

- Surf: saiba que no Algarve existem várias praias destinadas a este desporto e que o inverno é um chamariz para surfistas experientes e principiantes. Cada praia oferece características distintas e algumas exigem conhecimento da modalidade. Portanto, fique a par das melhores praias de surf no Algarve e de escolas caso queira aprender algo novo durante as férias. Observe sempre o estado do mar antes de sair com a sua prancha, aqui

Conheça as melhores praias de surf no Algarve:

 

Praia da Arrifana – A praia da Arrifana em Aljezur, é uma das melhores praias para praticar surf. É indicada aos mais e menos experientes, por ter um fundo arenoso e por receber sempre boas ondas. No verão poderá ser complicado surfar devido aos inúmeros banhistas na praia, mas no inverno a praia fica livre para apanhar as melhores ondas de sempre. Aproveite para observar a vista do cimo da falésia antes de se lançar ao mar, ou então petisque algo no restaurante junto à praia. A escola de surf mais próxima é a Arrifana Surf School.

 

Praia do Amado – É uma das praias mais famosas entre os surfistas, tanto pelas ondas garantidas ao longo do ano, como pela sua beleza. O acesso a esta praia é feito por um passadiço de madeira que percorre miradouros e dá também acesso à praia vizinha, a Bordeira. Na água poderá encontrar surfistas a solo, como escolas de surf e por vezes esse é o ponto fraco desta praia, tendo demasiadas pessoas a surfar em simultâneo. Existe uma zona com rochas que ficam escondidas na areia, deve ter atenção a esse local para não se magoar. Se preferir, tenha aulas com a escola Amado Surf Camp e saiba todos os locais a ter atenção.

 

Praia do Zavial – O inverno traz ótimas ondas a esta praia com a ajuda dos ventos do Norte e a pouca afluência de banhistas nesta altura do ano, deixam adivinhar a qualidade do surf praticado aqui. Não é uma praia para iniciantes do surf, e mesmo para quem já tenha alguma experiência, deverá ter atenção à zona da rebentação junto às rochas e à variação das ondas. Junto a esta praia existe um restaurante e estacionamento gratuito. A escola de surf mais próxima é a Freeride.

 

Praia do Beliche – As ondas nem sempre estão presentes nesta praia, mas quando aparecem vale a pena fazer uma visita e tentar surfar nesta magnífica praia. Não é indicada aos menos experientes e o acesso tenderá a ser difícil quando levar as pranchas consigo. Ainda assim, é uma praia famosa entre os surfistas nacionais e internacionais e banhistas que adoram vir para esta praia cercada pela ponta de Sagres e pelo Cabo de São Vicente. Conheça a escola de surf mais próxima a esta praia.

 

- Caminhadas no Algarve: O desporto é uma atividade que deve ser levada a sério e o inverno é um ótimo momento para colocar a sua saúde em primeiro lugar. Fazer atividade física no exterior traz inúmeros benefícios tais como o bom humor. Por esta razão, prefira caminhar e fazer atividades de inverno no exterior em vez de ficar fechado num ginásio ou em casa. A nossa sugestão recaí nas caminhadas, pois o Algarve é rico em vários trilhos com paisagens da costa ou do interior. Em muitos destes percursos também é possível correr e andar de bicicleta, dependendo da sua preferência.

 

Passadiços de Alvor – Este é um trilho especial que fica junto de uma zona dunar protegida, da ria de Alvor e ainda da praia. É um percurso circular feito em passadiço de madeira e caminhos arenosos de onde é possível observar várias espécies de animais como pássaros que escolhem aquele local para nidificar. O trilho tem 6 quilómetros, mas poderá personalizar o seu próprio percurso, fazendo caminhadas mais curtas. Neste trilho também é possível levar a bicicleta ou fazer uma corrida. Para relaxar desta atividade de inverno no Algarve, não há nada como terminar na praia a observar o mar.

 

Percurso dos 7 Vales Suspensos – Foi considerado o melhor percurso da Europa em 2019 e fica no concelho de Lagoa, junto a praias icónicas como a praia de Benagil. Este percurso, com paisagens fascinantes, tem aproximadamente 5,7 quilómetros e percorre a linha litoral desde a praia Vale Centeanes até à praia da Marinha. Para este percurso leve vontade de caminhar e se gostar de fotografia, não se esqueça da máquina fotográfica.  Não é aconselhado fazer ciclismo ou até mesmo correr devido ao desnível e arribas que se encontram ao longo do percurso.

 

Trilho dos Pescadores – Este trilho começa no Algarve e termina no Alentejo, sem perder o mar de vista. É um dos melhores e maiores trilhos costeiros de Portugal onde só é permitida a caminhada devido à exigência dos caminhos. Tem 13 etapas no total, umas mais difíceis que outras, e 226,5 quilómetros de caminhos junto ao mar. Se  caminhar em grupo, este não deverá ter mais do que 20 pessoas e os veículos são proibidos nas dunas. Conheça cada etapa e personalize a sua viagem contando que não é permitido o acampamento selvagem neste local. Veja no website da Rota Vicentina este trilho dos Pescadores.

 

homem surfa uma onda num dia com nuvens.

Fotografia de Cedric Frixon – Unsplash

 

 

 

O Algarve tem muito para oferecer ao longo de todo o ano, mas é durante o inverno que a tranquilidade impera na região e dá a oportunidade de aproveitar o melhor da vida com calma. Passe férias na época baixa, desfrute do custo de vida baixo no inverno ao arrendar as nossas casas de férias aos melhores preços.  Se decidir passar as suas férias nesta região, saiba que terá sempre atividades de inverno no Algarve, prontas para entreter toda a família.

 

Agora que já conhece 3 motivos para passar as férias de inverno no Algarve, veja a nossa seleção de imóveis ou entre em contacto connosco. Temos uma casa de férias à sua espera!